1º Workshop da Casa de Criadores em São Paulo é um enorme sucesso!

Aconteceu no dia 01 de julho (sexta-feira), a primeira edição do workshop Criação versus Negócios de Moda, promovido pela Casa de Criadores no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Com a proposta de discutir temas voltados para profissionais que têm (ou querem montar) seu próprio negócio, o workshop trouxe um time de palestrantes de peso.

Público

Público

Com a platéia lotada, a professora Kathia Castilho fez a abertura do workshop saudando o público presente e explicando as razões que fizeram a Casa de Criadores promover o evento. Em seguida, chamou ao palco o diretor artístico e CEO da Casa de Criadores André Hidalgo, que iniciou o dia com a palestra Criação e Emprendedorismo. Hidalgo explicou alguns fundamentos básicos do empreendedorismo, especialmente aplicado à moda, e respondeu a perguntas do público, em grande parte interessado em saber como fazer para participar da Casa de Criadores.

André Hidalgo

André Hidalgo

Depois, foi a vez do consultor Mario Viana, da M360 Brand Consulting, falar sobre Plano de Marca. Um dos destaques do workshop, o consultor português fez uma palestra esclarecedora sobre o assunto, com leveza, informação e humor. A platéia adorou.

Mario Viana

Mario Viana

Samuel Nogueira veio em seguida para falar sobre Matéria Prima. Deu uma aula sobre o segmento têxtil no Brasil e se mostrou muito bem preparado para o tema. A seguir, a apresentadora e jornalista de moda Lilian Pacce subiu ao palco para falar sobre Transparência. Exibiu trechos do polêmico e comovente documentário norueguês Sweatshop – Dead Cheap Fashion, do diretor Joakim Kleven. A seguir, Lilian abriu para perguntas e teve uma bate papo de cerca de 30 minutos com o público. Foi enriquecedor, para dizer o mínimo.

Lilian Pacce

Lilian Pacce

Logo após o almoço, os trabalhos foram reiniciados com uma excelente e proveitosa mesa redonda formada por vários estilistas da Casa de Criadores (atuais e ex participantes). Sob o tema De Criador à Empreendedor, o assunto girou em torno das dificuldades em ser um criador e ter que cuidar do seu próprio negócio no Brasil (aliás, o tema central do workshop). Com a participação especial da estilista Juliana Jabour, lançada pela Casa de Criadores e hoje desfilando no SPFW, a mesa redonda foi extremamente rica em informações. Karin Feller, estilista que desfila na CDC, explicou o passo-a-passo para um jovem estilista exportar sua produção; Igor Dadona contou sobre sua experiência em assinar coleções cápsula para outras marcas, como a Hangar 33, e Juliana Jabour deu vários conselhos valiosos.

Mesa redonda

Mesa redonda

Além deles, os estilistas Fabia Bercsek, Heloisa Faria, Isaac Silva e Leandro Benites também contaram como foi participar do pioneiro projeto “see now, buy now”, uma parceria da Casa de Criadores com o e-commerce Passarela. A gerente de marketing Yasmini Ferrara trouxe dados bem interessantes sobre as vendas e a receptividade que o projeto teve por parte do público da Passarela, que tem mais de 500 mil acessos/mês.

Um dos nomes mais aguardados do workshop, o estilista e stylist Dudu Bertholini entrou em seguida e não decepcionou: deu um verdadeiro show com sua palestra sobre Identidade de Moda. Com muita desenvoltura, preparo e savoir-faire, Dudu usou exemplos e cases de grandes marcas e nomes da moda como Chanel, Gucci e ele próprio. Levou a platéia ao delírio com suas tiradas engraçadas e seu estilo inconfundível.

O pausa para o coffee break foi a deixa para Dudu tirar fotos com o público, após responder a várias perguntas da platéia. Em seguida, o consultor André Carvalhal, ex diretor de marketing da Farm, subiu ao palco para falar sobre A Nova Era da Moda. Com opiniões surpreendentes, André causou comoção ao explicar suas teorias sobre o futuro da moda no mundo.

Daniela Falcão

Daniela Falcão

A última convidada do dia foi a diretora de redação da revista Vogue, Daniela Falcão que, por mais de uma hora, falou sobre as relações entre Mídia e Negócios de Moda. De maneira clara e objetiva, Daniela contou o que títulos como a Vogue esperam de uma criador de moda, falou sobre sua experiência e encerrou os trabalhos com um bate papo incrível com o público presente.

O workshop teve o patrocínio do Grupo Lunelli, apoio da Passarela, Cravo & Canela e  Abepem e apoio insitucional da Abit. Os móveis eram do badalado estudiobola.

Se você perdeu, não fique triste: o workshop Criação versus Negócios da Moda sai em turnê por várias capitais do Brasil muito em breve!

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Veja o vídeo bafo que o editor Ton Gomes, do Pirata Style, fez:

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