Perfil da Casa: os nós das mulheres e os nós dos tecidos na nova coleção de Renata Buzzo

Renata Buzzo desfila na quarta-feira, 10 de maio, no Projeto Lab ao lado de Neriage por Rafaella Caniello, ACRVO, Rocio Canvas, Senplo e Carol Funke. Abaixo, a estilista fala sobre os “nós”, sejam eles nos tecidos ou na personalidade das mulheres, que inspiraram sua nova coleção, a “SHE FEELS – Questionamentos Femininos sobre Dor, Valor e Rejeição”.

Casa de Criadores – Conte um pouco sobre sua marca e onde ela vende atualmente.

Renata Buzzo – “Me formei na Santa Marcelina em 2011 e abri a marca em 2013 depois de perceber que não servia pra trabalhar nos moldes normativos. A marca é Slow Fashion, Vegana, Upcycling e Zero Waste, produzo na grande maioria vestidos de noiva e festa exclusivos, sob medida e com hora marcada. Ainda não coloquei em nenhum ponto de venda. O pessoal me acha no site www.renatabuzzo.com, no Instagram @renatabuzzo.veglab ou pelo contato@renatabuzzo.com

Casa de Criadores – Conte um pouco sobre sua coleção para esta edição da Casa de Criadores e quem são as pessoas envolvidas.

Renata Buzzo – “A coleção se chama ‘SHE FEELS – Questionamentos Femininos sobre Dor, Valor e Rejeição’. Fala sobre os ‘nós emocionais’ que carregamos, frutos de relacionamentos sejam eles afetivos ou de amizade abusivos, nocivos. Na coleção o elemento principal, “o fio”, aparece como metáfora da vida, às vezes nos encontramos ‘enosados’, emaranhados na vida adulta porque deixamos de desatar os nós do passado. Na coleção, o fio aparece protagonista em maquetes têxteis cheias de nós, exaustivos nozinhos feitos um a um. O ‘eu’ lírico da coleção é feminino e fala muito da dor da objetificação, principalmente quando isso vem por parte de pessoas que confiamos, do estrago na auto-estima que isso causa principalmente se a mina não ‘desata esses nós’. A coleção é simbolicamente um ‘aqui me desato’. Quem assina o styling é o Marcio Banfi, os acessórios ficam por conta da marca Bartl, o vídeo de abertura quem assina é o Diro Blasco, a trilha fica por conta do Akaaka e tivemos patrocínio da Círculo, que forneceu todos os ‘fios’, e toda a coleção foi feita artesanalmente por mim e pela Marcella, minha assistente. Nós não terceirizamos nada e cada look demorou em torno de 5 dias pra ser concluído.”

renatacroqui

Croqui da nova coleção da estilista

Casa de Criadores – O evento comemora 20 anos em 2017. Na sua opinião, qual o motivo de tanto sucesso e como a Casa de Criadores tem ajudado sua marca a crescer e se tornar mais atuante no mercado?

Renata Buzzo – “A Casa de Criadores é precursora, tanta gente talentosa começa aqui e o que o André Hidalgo faz pela gente, a plataforma que ele coloca à nossa disposição, você não vê em lugar nenhum. A Casa foi divisora de águas na marca porque eu não tinha visibilidade e hoje tenho. A procura aumentou consideravelmente.”

Casa de Criadores – Quais as dicas que você dá para quem está pensando em criar uma marca de moda?

Renata Buzzo – “Cuide pessoalmente de todas as etapas de criação e principalmente do repertório imagético da marca. Ninguém sabe de suas referências melhor do que você. Delegue toda a parte burocrática e financeira pra alguém de sua confiança, não é regra mas ouço dizer que quase todo criativo é cabeça nas nuvens demais quando se tratam de números. Pelo menos comigo é assim: se tenho que lidar com burocracias eu empaco criativamente, então essa parte quem cuida pra mim é meu marido.”

Casa de Criadores – Você usa as redes sociais para vender?

Renata Buzzo – “Sim. Atendo muita gente de outros estados pelo Whats App e a pessoa só vem para as provas finais da roupa. Eu não tenho loja, então todo meu trabalho é online. Eu curto bastante trabalhar assim.”

Casa de Criadores – Como você pensa a imagem de sua marca?

Renata Buzzo – “É esquisita como a dona.”

Desfile Renata Buzzo

Renata Buzzo no final de seu desfile na 40ª edição da Casa de Criadores

Line Up da 41ª edição da Casa de Criadores

08/05 – segunda-feira
Abertura: diegogama / Brechó Replay
Fernando Cozendey
Rober Dognani
Filipe Freire
Cemfreio

09/05 – terça-feira
Också
Felipe Fanaia
Tarcisio Brandão
Weider Silveiro

10/05 – quarta-feira
Projeto Lab: Neriage por Rafaella Caniello, ACRVO, Rocio Canvas, Senplo,
Carol Funke e Renata Buzzo
Diego Fávaro
Rafael Caetano
Alex Kazuo

11/05 – quinta-feira
Karin Feller para Di Gaspi
Igor Dadona
Ben
Isaac Silva

12/05 – sexta-feira
Vídeo – Gustavo de Carvalho
Ale Brito
Heloisa Faria
MRTNS
FILA por Der Metropol

Serviço
20 anos Casa de Criadores – 41ª edição
Data
08 a 12 de maio/2017
Horários
18h às 20h30 (Lounge)
20h30 às 22h (Desfiles)
22h às 23h (Lounge)
Local
Oficina:
Al. Olga, 187 – Barra Funda, São Paulo – SP
(em frente ao clube D-edge)

Compartilhe: