Alô, velho continente! Um pout-pourri sobre a moda escandinava através de 5 marcas cool

A moda que vem da Escandinávia, região geográfica e histórica do norte da Europa e que abrange Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia, está no radar de garotas estilosas de todo o globo. No Brasil, ainda pouco se conhece sobre ela, a não ser a Acne Studios, marca que desfila na Semana de Moda de Paris.

Em uma linha do tempo, a moda escandinava pode partir do surgimento da finlandesa Marimekko, ícone dos anos 1970 com suas emblemáticas estampas. Nos anos 1980, o destaque migrou para a sueca-alemã Marc O’ Polo, que logo virou queridinha dos jovens.

Não podemos esquecer que a moda nórdica também fez muito pelo streetwear e a democratização global de tendências de passarela, já que a H&M é sueca. Entre outras marcas conhecidas globalmente estão Cheap Monday, marca sueca fundada em 2000 por Örjan Andersson, a Monki, febre entre a turma mais teen, e a Acne Studios.

Do streetwear experimental ao minimalismo, passando pelos vestidos tipo princess, é enorme a oferta da moda escandinava. Abaixo, a Casa lista cinco marcas que definem o momento atual de sua moda.

TOTÊME

 

toteme

Sandália da marca Tôteme || Créditos: Divulgação

Etiqueta criada pelo casal sueco Elin Kling e Karl Lindman em 2014 e baseada em Nova York, ganhou fama por sua estética minimalista que busca redefinir o luxo sob apelo casual. Entre as garotas que usam estão Alicia Vikander, Vanessa Traina, Rosie Huntington-Whiteley e Kate Bosworth.
+www.toteme-nyc.com

HENRIK VIBSKOV

henrik

Criações de Henrik Vibskov || Créditos: Divulgação

O dinamarquês Henrik Vibskov é um dos estilistas mais completos de sua geração. É músico e também tem forte veia artística. Formado pela Saint Martins, integra desde janeiro de 2003 a semana de moda masculina de Paris. Muito de sua popularidade se dá pelo fato de suas criações serem autorais e fáceis de serem encorporadas a qualquer guarda.
+www.henrikvibskov.com

GANNI

ganni

Campanha de verão 2017 da Ganni || Créditos: Divulgação

Ganni é sinônimo de equilíbrio perfeito entre o estilo cool dinamarquês com o blasé francês. Pense em vestidos estampados, jaquetas bikers e ótimos pares de jeans. Quem usa? Alicia Vikander, Alexa Chung, Daisy Lowe, e segue! + ganni.com

CECILE COPENHAGEN 

CECILE

Campanha de verão 2017 de Cecilie Jorgensen || Créditos: Divulgação

Cheia de bossa, a marca de Cecilie Jorgensen combina muito bem – e talvez como ninguém – tecidos de algodão com silhuetas relaxadas, mix perfeito para looks de fins de semana. + ceciliecopenhagen.com

SOPHIE BILLE BRAHE

Wallpaper UK - May 2017

Joia de Sophie Bille Brahe na edição de maio de 2017 da revista “Wallpaper” || Créditos: Divulgação

E nem só de roupas vive a moda nórdica. No mundo das joias, o destaque vai para Sophie Bille Brahe. Formada na Royal College of Art, em Londres, a designer assina joias delicadas, chiques e à frente de seu tempo que têm entre suas fãs Madonna, apenas.

Compartilhe: