Tudo sobre o dia a dia de um stylist com Manu Carvalho, que atende de fashionistas a celebridades

manu

Quem melhor para dizer como é o dia a dia de um stylist que Manu Carvalho – profissional queridinha de famosas como Carolina Ferraz, Alessandra Negrini, Isis Valverdi e Patricia Dejesus? Em entrevista à Casa, Manu contou tim-tim por tim-tim as delícias e dificuldades que permeiam sua rotina, uma imersão deliciosa nos bastidores da moda.

Carolina Ferraz no gala da amfAR deste ano, em São Paulo, com styling de Manu Carvalho

Carolina Ferraz no gala da amfAR deste ano, em São Paulo, com styling de Manu Carvalho || Créditos: Reprodução

Casa de Criadores: Como é esse desafio de vestir celebridades, que já vêm com seus estilos? Como conciliar o estilo delas com o que o stylist propõe?
Manu Carvalho: “Sinto que eles vêm com seus estilos e jeitos mas também abertos ao trabalho, curiosos em ver o que trouxemos em termos de ideias e peças. Nós stylists já pensamos dentro do estilo deles para ajudar a afinar essa sintonia e trazer à tona o melhor do artista e um pouco do que ele já espera para cada situação. A gente tende a propôr o que funciona, por isso trabalhamos em cima do que o artista já gosta e quer. Geralmente o artista gosta de primeira, a menos que a ideia seja mudar a direção, propor algo novo.”

Casa de Criadores:
 Como é o dia a dia do trabalho do stylist?
Manu Carvalho: “Reuniões, pesquisas, lojas, showrooms, assessorias, costureiras, provas de roupas, sets… e-mails, Whats Apps… e lojas, showrooms etc, tudo de novo, não necessariamente na mesma ordem… (risos). É ouvir, pesquisar, ir a campo, produzir – que é pegar peças emprestadas para usar e depois devolver -, ir a lojas de tecidos e materiais, pesquisar mais e desenhar, levar para as costureiras e bordadeiras, reunir com maquiadores, trocar referências, fazer prova de roupa com os artistas, enviar pesquisas para agências e clientes, acompanhar os trabalhos… Não temos rotina e nossos dias são feitos mais ou menos dessas demandas, lugares, ações e profissionais.”

mani 1

Clique feito por Manu em visita a loja de tecidos || Créditos: Reprodução Instagram

Casa de Criadores: Como se forma um stylist? É por experiência ou especialização?
Manu Carvalho: “Hoje em dia as duas coisas, já que temos tantos cursos. Recomendo estudar moda, história da moda, ter uma base de cultura geral, fazer algum curso de styling, ser assistente de algum stylist, fazer estágio em algum veículo e treinar e treinar e pesquisar e pesquisar, ver um pouco de tudo. Assim como frequentar o mundo das artes, prestar atenção nas ruas e nas pessoas.”

Casa de Criadores: Como você vê a moda brasileira? Ela é um reflexo do que acontece no
mundo ou tem suas próprias particularidades?
Manu Carvalho: “Cada vez mais global. Um reflexo do mundo, mas também com cada vez mais consciência, segurança e força para trabalhar nossos traços locais e nossas particularidades, como uma moda mais sensual, mais leve e colorida. Ou seja, num contexto de moda global, a brasileira tem todas as referências em si, mas, justamente pela mentalidade global, com mais força para ser local.”

manu 4

Patricia Dejesus com styling de Manu || Créditos: Reprodução Instagram

Casa de Criadores: Como adaptar as tendências mundiais, vindas de países europeus,
para um país tropical como o Brasil?
Manu Carvalho: “Tranquilo. As tendências vão acontecendo e aparecendo em tempo real e vamos cruzando as modelagens e materiais com nosso clima e estilo dos clientes. Um ponto bom num país tropical é que mesmo o inverno tem peças bacanas para usar por baixo, que servem também ao verão, à primavera e ao outono. Ou seja, é bem orgânico: ver, escolher e usar.”

Casa de Criadores: Qual sua definição de elegância?
Manu Carvalho: “É fundamentalmente estar confortável, seja estética ou fisicamente, para aparentar tranquilidade. Quando é forçado, quando vem com muito esforço (tipo um salto que a gente não consegue andar), deixa de ser natural e assim, na minha visão, deixa de ser elegante. Elegância é muito associada à harmonia, equilíbrio. Eu acho que a estética, a roupa, pode ser caótica, não ter equilíbrio ou harmonia, mas a gente não, acho que a gente tem que estar tranquilo e confortável para e imprimir e passar elegância.”

Casa de Criadores: Como funciona seu trabalho no dia a dia com as celebridades?
Manu Carvalho: “Alguém nos chama, o artista, o agente, o cliente; sabemos sobre o briefing, falamos com o artista na paralela; vamos para a rua para produzir, acontece de precisarmos confeccionar algo também. Editamos as opções, eventualmente levamos para o artista para uma prova de roupa, fazemos ajustes com costureiras ou levamos diretamente para o trabalho. Trabalhamos e depois disso devolvemos o que produzimos pegando emprestado das marcas e agradecemos. O ciclo normalmente é este.”

Casa de Criadores: Quais as dicas que você dá para quem quer seguir a carreira de stylist?
Manu Carvalho: “Treinar o olho, as mãos, olhar a vida e tudo mais, observar as pessoas e seus jeitos, viajar, acompanhar e frequentar os universos das artes, buscar um pouco de cultura geral, estudar moda e suas vertentes, acompanhar os acontecimentos da moda nacional e internacional, construir uma boa agenda, criar uma boa equipe de colaboradores e cultivar todos os contatos.”

Livros indicados por Manu para quem deseja seguir a carreira de stylist || Créditos: Reprodução Instagram

Livros indicados por Manu para quem deseja seguir a carreira de stylist || Créditos: Reprodução Instagram

* Nos meses de junho e julho, Manu Carvalho vai ministrar ao lado de André do Val cursos semanais imperdível sobre styling. Fique de olho! Instagram: @manumoda

Compartilhe: