10 motivos para visitar o Inspiramais, principal salão de moda e design da América Latina

texto: Cimey Gadelha

Estará em SP dias 3 e 4 de julho? Os amantes e profissionais que pesquisam, trabalham e empreendem moda e design no Brasil estão na fila do gargarejo para conferir em primeira mão o que estará nas vitrines de inverno em 2018 e também no verão 2019: o Salão Inspiramais rola no Centro de Eventos Pró-Magno (Rua Samaritá, 230 – Casa Verde, São Paulo) dias 3 e 4 de julho. O evento tem entrada gratuita e uma grade de exposições, workshops e ações interativas realizadas em espaços dos principais fabricantes brasileiros de matéria-prima para roupas, calçados, acessórios, móveis, joias e outros segmentos; que já preparam suas criações para as vitrines dos próximos dois anos.

Considerado hoje principal referência de salão de design e inovação da América Latina, o Inspiramais acontece duas vezes ao ano e tem recebido visitantes de todo o mundo que buscam referências e inspirações que ressaltam a brasilidade, farejando também pela troca de informações que rola nos corredores.  O que é imperdível:

1) Walter Rodrigues, estilista e coordenador do núcleo de design da Assintecal, fará dia 03/06, 19h, palestra sobre o Inverno 2018. No outro dia, 04/06, ele repete a dose às 17h junto com o designer Marnei Carminatti, antecipando também o verão 2019. Tudo gratuito.

Walter Rodrigues || Créditos: Divulgação

2) Nos dois dias aconetecem palestras gratuitas sobre BIG Data, Prototipagem 3D, Fábrica Inteligente e Indústria 4.0, entre outros temas relacionados à inovação que acontecem no Projeto INOVAMAIS. O projeto promove também pela primeira vez as Rodadas de Inovação, momento onde universidades e pesquisadores terão a oportunidade de sentar com à industriais e realizar troca de informações e parcerias.

|| Créditos: Divulgação

3) Quem procura por estampas e projetos de estamparia que valorizam cores e design original e 100% brasileiro poderá conhecer o + Estampa. Capitaneado pelo designer Lucius Villar, o projeto reúne a exposição de 12 estúdios de criação de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, que apresentam apostas para o verão 2019 de uma estamparia inovadora e imersa em padrões culturais, de crenças e costumes do país.

4) Exposição de 800 lançamentos inovadores para o mercado de confecção, calçados, bolsas e acessórios, distribuídos em 150 estandes dos principais fabricantes de matéria-prima para o vestuário, componentes, mobiliário, joias e calçados: este é o Conexão Inspiramais, que apresenta a pirâmide criativa de consumo para o inverno 2018, dividida em 10%, 30% e 60%

5)  No Preview do Couro há a exposição de 18 peles desenvolvidas para o verão 2019 que receberam tratamentos sustentáveis e tecnológicos, além da aplicação de uma cartela de cores iluminada e multicolorida como um arco-íris, repleta de vermelhos, azuis, amarelos, laranjas e verdes que evidenciam alegria e otimismo.

6)  O Projeto Referências Brasileiras expõe protótipos com a releitura trazida dos brincantes do Bumba Meu Boi, os Caboclos de Fita, Rajados, Caboclos Reais, Vaqueiros de Cordão e Caboclos de Pena; fenômenos teatrais presentes em vários estados brasileiros. Tudo sob a curadoria do designer Jefferson de Assis.

7) Pela primeira vez, o espaço Corredor de Inovação reúne expositores que apostam na inovação para o desenvolvimento de seus produtos, apresentando inovações por meio da exposição de materiais identificados com ficha técnica, além da localização do estande para que os visitantes tenham contato direto com as empresas e seus diversos produtos e soluções.

8) É do setor de confecção? Os visitantes deste segmento já somam mais de 30% do Inspiramais, que nesta edição tem a promoção da Associação Brasileira da Industria Têxtil e de Confecção (ABIT), que traz, entre os objetivos propostos, ações em benefício e fortalecimento da indústria da moda em todos os seus elos, unindo desta forma a expertise de diferentes setores.

9) Nos corredores do Salão é possível cruzar com designers, diretores de branding e criativos de grifes como Animale, Le Lis Blanc, Track&Field, Cantão, Bobstore, C&A, Schutz, Dakota, Louloux, Adidas, Nike e Picadilly, além de figuras como Guilherme Brammer – CEO da WiseWaste -, André Carvalhal, Chiara Gadaleta, Cris Guerra, Eloisa Artuso – co-fundadora da UN Moda Sustentável -, Isabela Capeto e muito mais.

10) Trocar ideias e experiências com jornalistas e compradores internacionais, que transitam pelo evento e buscam também pelo tricô que rola nos corredores do Inspiramais.

Sobre o Inspiramais
É realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), By Brasil Components and Chemical, Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Brazilian Leather. Conta com a promoção da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também tem o apoio da Abest, Abiacav, Abicalçados, Global Fair, In-Mod, BenefícioSP, IBB, IBGM e Texbrasil, Prefeitura de São Paulo e patrocínio da Altero, Bertex, Brisa Intexco, Britânnia Têxtil, Caimi & Liaison, Cipatex, Cofrag, Colorgraf, Componarte, Diamond, Sappi Dinaco, Tecnoblu, Vicunha Têxtil, Wolfsore e York.

Compartilhe: