Cassia Tabatini, fotógrafa dos muitos mundos da moda, elege 5 livros que falam sua língua

Quem acompanhou a cobertura deste site da última edição da Casa de Criadores conferiu as imagens de backstage de Cassia Tabatini. A fotógrafa é de uma geração que vê a beleza além da aparência tradicional e suas imagens retratam não só os personagens, mas o universo de coisas que interage com eles. Passado o evento, pedimos para Cassia dicas de livros pra gente ter na prateleira. O resultado, como era de se esperar, foge do tradicional. Confira abaixo!

Work Books, 1984 – 2014  – Nigel Shafran
“Nigel Shafram é um dos fotógrafos que mais admiro e que mais me inspiraram. Este britânico documenta a cultura jovem e consegue tornar uma imagem simples em algo interessante, genial… Gosto também por ser algo tão simples e do cotidiano, quando ele registra sua vida pessoal, por exemplo.”

nigel2

Hot Love: Swiss Punk & Wave 1976-1980
“Comprei este livro quando a The Photographers’ Gallery ainda era na Great Newport Street. Foi amor à primeira vista. Também foi minha bíblia para meu primeiro Fanzine Fur, com meu parceiro Fabio Gurjão. Estávamos juntos no dia da compra… Também me inspirou no meu primeiro editorial de moda. O shooting foi inspirado na Banda Kleenex, que nós gostávamos muito. Fizemos fundo branco e girls em skinny, jeans de cintura alta e scarpins, claro. Ainda abro e alguma página me surpreende. Me dá vontade de estar ali, naquela época, essa sensação nunca acaba…”

thumbnail_HotLove-D1 thumbnail_HotLove-D3 thumbnail_HotLove-D10

Collier Schorr 8 Women
“É um livro de apenas 72 paginas. Cada foto é linda e incrível e poderiam estar sendo apresentadas sozinhas… O que mais me chama atenção nesse livro é a qualidade de acabamento e impressão. Adoro os tons de cinza em prata. A capa é revestida de acetado e também adoro o tema, que se trata da representação feminina em vários tipos.”

foto
Viviane Sassen: In and out of Fashion
“Adoro o conteúdo desse livro porque é uma linha do tempo da carreira da fotógrafa em diversas publicações. E é brilhante ver como ela não perde a maneira de se comunicar. Como faz, independentemente do trabalho, o que se chama de trazer pro trabalho comercial o autoral sem perder sua assinatura… Gosto muito da edição e do detalhe de que no final do livro você encontra todos os shootings completos e de onde vem a edição do livro. Ou seja, um documento fantástico!”

thumbnail_VS_£ thumbnail_VS_4

Sunday Drive, Luke Smalley
“Procurei este livro por muito tempo, foi o único que encontrei de Luke Smalley. Ainda antes da sua morte, um dos melhores fotógrafos na minha opinião. Se dividirmos em escolha de locação, luz e casting, cada imagem ganha dez em todos os quesitos pra mim… Gostaria de ter outros livros dele, gosto muito das imagens preto e branco, GYM.”

thumbnail_LS thumbnail_LS_2 thumbnail_LS_3

Compartilhe: