Com o radar de Marcio Banfi, uma lista com 5 personagens que usam moda para criar arte!

Moda é muito mais que vestir, claro. É comportamento e diz muito sobre o mundo em que vivemos. Moda + arte, então, é demais e uma combinação que poucos fazem tão bem. No Brasil, um deles é Marcio Banfi, que ora faz as vezes de artista ora atua em campanhas, editoriais e desfiles como stylist. Casa de Criadores, que é fã do trabalho dele, pediu a dica de 5 artistas de ontem e de hoje que usam elementos da moda em suas produções.

Charles Ledray- super ligado à memória da roupa, reconstrói roupas reais em escalas minúsculas, super poético!

Charles Ledray

El Anatsui- tem um trabalho lindo que se utiliza de sucatas, lixo, embalagens de cigarro e faz assim uma pesquisa impressionante de superfície, de texturas que lembra muito tecidos.

El Anatsui

Nick Cave– cria figurinos lindos a partir de cabelos, pelos, galhos, bordados, para suas performances (Sound Suits) e transforma depois em objeto.

nickcave

Christian Boltanski- também trabalha com memória, entre essas memórias, a roupa. Em alguns de seus trabalhos pilhas de roupas são arrumadas por “turmas”, bem emocionante.

christian-boltanski
Leigh Bowery- era um gênio. Soube entender uma época e fundiu arte, moda e cultura clubber. Seu trabalho serviu de inspiração para estilistas como McQueen e Rei Kawakubo.

ele

 

Compartilhe: