Do figurino ao samba enredo! Mostra no Rio reúne bastidores de criação do Carnaval da Sapucaí

Legítima expressão da cultura popular brasileira, o Carnaval carioca que desfila na Marquês da Sapucaí envolve um trabalho da comunidade que vai desde a concepção do samba enredo à produção das peças que materializam a história contada na avenida. A boa notícia é que todo esse processo é apresentado na exposição intitulada “#Bastidoresdacriação – Arte Aplicada ao Carnaval”, organizada pelo carnavalesco da Mangueira Leandro Vieira, que entra em cartaz nesta quarta-feira no Paço Imperial, no Rio.

Figurinos originais criados por Leandro Vieira para o desfile de Carnaval 2017 da Mangueira || Créditos: Divulgação

Com textos do carnavalesco da verde-e-rosa e do jornalista, figurinista e mestre em história da Arte, Felipe Ferreira (autor do livro “O Marquês e o Jegue – Estudo da Fantasia para Escolas de Samba”), a mostra se baseia na produção dos desfiles tendo o projeto desenvolvido por Leandro Vieira para o último Carnaval da Mangueira, que abordou aspectos da fé no Brasil, como material de estudo.

Programa imperdível para quem curte moda, a exposição reúne fotografias, rascunhos e figurinos originais desenvolvidos pelo artista, assim como detalhes de alegorias, maquetes de carros alegóricos, miniaturas e ainda vídeo, no estilo making off, mostrando os bastidores do Carnaval.

Atmosfera da mostra || Créditos: Divulgação

A Exposição conta com o apoio do Ministério da Cultura, do IPHAN, da Associação de Amigos do Paço Imperial e do GRES Estação Primeira de Mangueira. A noite de inauguração, aberta ao público, acontece nesta terça-feira às 18h30.

Fantasia em exibição na mostra || Créditos: Divulgação

“#Bastidoresdacriação – Arte Aplicada ao Carnaval”
De 14 de Junho a 20 de Agosto. De terça a domingo, das 12h às 19h.
Entrada gratuita.
Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48. Centro – Rio de Janeiro.

Compartilhe: