Rita Comparato abre novas vagas para seu curso que mistura modelagem, estamparia e xilogravura!

Quando entrevistamos Rita Comparato aqui no Site da Casa, descobrimos mais sobre a importância do modelista em uma coleção de moda. Agora voltamos a falar sobre Rita porque ela vem aí com mais um curso que tem como objetivo dar aos alunos uma base consistente dessa profissão que é o pilar de uma marca.

“O Poder da Modelagem na Moda” une ainda a OKAN e a XILOMÓVEL em uma oficina de criação de moda do início ao fim. “Cada participante chega com uma ideia e sai com sua própria peça. Da modelagem à estamparia, passando pela xilogravura e criação do desenho de estampa. Inspiração e técnica para promover autonomia e criação independente do mercado de massa vista o que você é”, explica Rita.

“Vamos desenvolver a criatividade, o pensamento lógico, a compreensão do corpo humano para modelar de fato o idealizado (ideia/criação). A modelagem técnica muitas vezes assusta pelas fórmulas e pouco raciocínio prático. Descomplicando a modelagem, desmistifica as regras, com base na proporção e na lógica, desprendendo-se de regras, fórmulas e livros, tornando-a um exercício simples, mais intuitivo e gostoso. Ensinaremos a criar a estamparia manual com blocos de madeira criados a partir de técnica similar à xilogravura. Cada participante cria um desenho pensado para estamparia da peça modelada à partir de referências gráficas de culturas africanas.”

Sobre a OKAN: O projeto foi iniciado em 2012 e aposta na estamparia, criação de moda e figurino à partir da pesquisa de estéticas africanas. Durante os meses de abril e maio de 2013, Lígia Meneghel Chagas realizou residência artística em arte têxtil tradicional africana no Senegal através do edital de intercâmbio e difusão cultural do Ministério da Cultura. Entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, ela percorreu Marrocos, Mali e Burkina Faso para aprofundamento da pesquisa. Ela cursa mestrado em Estética e História da Arte na Universidade de SP com o projeto Indumentária como expressão artística e cultural através do figurino na obra cinematográfica de Ousmane Sembène.

Mais sobre RITA COMPARATO: É uma das poucas estilistas/modelistas do mercado. À frente de sua marca NEON desde 2003, já foi head-designer da CORI e trabalhou para marcas como Alexandre Herchcovitch e Adriana Barra. Formada em Design de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, reúne seus conhecimentos de estilo e construção para o curso de modelagem criativa.

Sobre XILOMÓVEL: É um ateliê itinerante equipado com todo o material necessário para a prática da xilogravura – técnica da gravura em madeira. Formado por quatro artistas plásticos apaixonados por gravura, o projeto foi criado em 2009 como manifestação artística e como ferramenta educacional. Luciana Taniguti Bertarelli é co-criadora do Xilomóvel e artista visual. Cursa mestrado em Artes Visuais na Unicamp e é formada em Artes Visuais também pela Unicamp. Desenvolve sua pesquisa poética usando a xilogravura e a estamparia.

DIA 1 – APRESENTAÇÃO: modelagem x estampa
DIA 2 – MODELAGEM: escolha da peça para modelagem/ como tirar medidas
DIA 3 – MODELAGEM: construção da base
DIA 4 – MODELAGEM: análise e construção do modelo sobre a base
DIA 5 – MODELAGEM: análise e correção do molde
DIA 6 – ESTAMPARIA: criação de desenho para estampa
DIA 7 – XILOGRAVURA: criação de carimbos de madeira
DIA 8 – XILOGRAVURA: criação de carimbos de madeira
DIA 9 – ESTAMPARIA: estamparia block printing
DIA 10 – ESTAMPARIA: estamparia block printing
DIA 11 – CONCLUSÃO: finalização/ apresentação De 10/07 a 14/08 – 2a e 4a feira/19h às 22h

ONDE
Casa do Povo – Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro, São Paulo
Investimento: R$931,00
Inscrições e infos: okancontato@gmail.com

Compartilhe: