Paulista virou tema de super debate envolvendo arquitetos que ajudaram a moldar a avenida!

Não há lugar mais paulistano que a Avenida Paulista. Ali, todos os universos se encontram em suas calçadas largas e entre grandes empresas, museus de todos os tipos, lojas e seu comércio ambulante que cabe de tudo um pouco. Mas, mais do que tudo isso, a Avenida Paulista se consolida como um território dos movimentos artísticos com os espaços que já temos, como o recém-aberto Japan House, a reabertura do Sesc Paulista e o futuro Instituto Moreira Salles (IMS). Para analisar esse processo de transformação da avenida, a Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre o futuro das cidades, organiza o seminário “Avenida Paulista: Novos Projetos, Novos Rumos” no próximo dia 17 de julho mês no Itaú Cultural, com debate entre os arquitetos Kengo Kuma, que assina o projeto da Japan House São Paulo, e Vinicius Andrade e Marcelo Morettin, sócios do escritório Andrade Morettin Arquitetos, responsáveis pelo projeto da nova sede do Instituto Moreira Salles.

O futuro museu do Instituto Moreira Salles na Paulista || Créditos: Divulgação

Os arquitetos vão falar sobre a relação dos dois novos edifícios com a avenida, a população e a cidade. Eles responderão a perguntas do público no Itaú Cultural e em sete outras cidades brasileiras (Brasília, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador) que participarão à distância por transmissão em tempo real. “A Avenida Paulista é a representação de uma nova visão da cidade, uma epítome da cidade cujos usos vão se atualizando. Essa discussão na verdade diz respeito não só à Paulista, mas São Paulo como um todo e outros grandes centros, nos quais transmitiremos o evento”, afirma Tomas Alvim, co-fundador do Arq.Futuro.

Japan House || Créditos: Reprodução

E mais:
Além das palestras com Kengo Kuma, Vinicius Andrade e Marcelo Morettin, haverá um debate com gestores dos centros culturais da Paulista: Marcello Dantas (Japan House São Paulo), Lorenzo Mammi (IMS), Eduardo Saron (Itaú Cultural), Rodrigo Moura (MASP), Débora Viana (Centro Cultural FIESP), Danilo Miranda (SESC Paulista). Também estará presente José Armênio de Britto, presidente da SP Urbanismo. Após o evento, os convidados seguem para a Japan House para a abertura da exposição “Kengo Kuma – Eterno Efêmero”, com maquetes e modelos em proporção real dos principais projetos do arquiteto japonês. Corre que as vagas são limitadas. Entrada gratuita!

SERVIÇO
Seminário “Avenida Paulista: Novos Projetos, Novos Rumos”
Data: 17/7
Horário: 14h
Local: Ita Cultural
Endereço: Av. Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – SP

Abertura da exposição Kengo Kuma – Eterno Efêmero
Data: 17/7
Horário: 18h30
Local: JAPAN HOUSE São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – SP

Sobre o Arq.Futuro – www.arqfuturo.com.br

Compartilhe: