Telas com “Girassóis” de Van Gogh serão exibidas juntas pela primeira vez… e online pelo Facebook!

Por essa ninguém esperava! Cinco das obras mais icônicas de Vincent van Gogh estão prestes a ser exibidas juntas pela primeira vez e online, em uma exibição virtual que será feita via Facebook!  Trata-se da série “Girassóis”, uma das mais famosas do pintor holandês, que vai estrear em Live no dia 14 de agosto. “Ao contrário de ‘Mona Lisa’ [de Leonardo da Vinci] e ‘A Ronda Noturna’ [de Rembrandt], os ‘Girassóis’ de Van Gogh são obras que continuam intrigando e inspirando, talvez até a eternidade”, disse Willem Van Gogh, sobrinho do artista. Ele será um dos narradores da exibição, dividindo suas memórias de ter crescido vendo as telas decorando a casa de seus avós.

Detalhes das cinco telas da série “Girassóis” de Vincent van Gogh que serão exibidas pelo Facebook || Créditos: Cortesia do Philadelphia Museum of Art

Os quadros foram pintados enquanto Van Gogh vivia em Arles, no Sul da França, entre os anos 1888 e 1889. Hoje, as obras estão espalhadas por todo o mundo e nunca foram exibidas em uma única exposição desde que foram vendidas pela cunhada do artista, Jo Bonger, mulher de Theo Van Gogh.

Para que a mostra virtual fosse realizada, cinco instituições se uniram: a Galeria Nacional de Londres, o Museu de Van Gogh de Amsterdam, o Museu de Arte da Philadelphia e o Seiji Togo Memorial Sompo Japan Nipponkoa Museum of Art de Tóquio.

A exibição começa às 13h50 do horário de Brasília, quando a Galeria Nacional de Londres dará início à primeira de cinco apresentações de 15 minutos cada para explicar e exibir obra por obra. Esta é a primeira vez que instituições culturais de todo o mundo se unem em uma mostra virtual, e através de sistema batizado Sunflowers 360 – criado com tecnologia de realidade virtual e imagens geradas pelo computador.

Compartilhe: