E do traço se fez o homem… Você precisa saber da arte de luz e sombra de Cesar Terranova!

Uma das missões do site da Casa de Criadores é divulgar jovens artistas ou aqueles que já têm um trabalho consolidado, mas que estão enveredando por novas técnicas e conceitos. Cesar Terranova se encaixa no segundo time. Não dá para passar batido pelos seus desenhos feitos com tinta e pastel sobre papel escuro, formando um lindo jogo de luz e sombra. Em tão pouco se revela muito. Abaixo, mais sobre o artista e uma galeria com trabalhos que Terranova selecionou para o Site da Casa!

Traços da história
“Quando eu era adolescente trabalhava com madeira e ensinei marchetaria no MAM_SP de 1999 a 2004. Trabalhei como fotógrafo em navios de cruzeiro, ainda usando película e processos químicos de revelação. Depois de concluir o projeto do documentário longa-metragem Gazelle The Love Issue, que começou em Nova York em 2010, tirei férias dos processos digitais de filmar, fotografar e editar. Em 2016 descobri que podia converter meu conhecimento de processamento e formação de imagens praticando com tinta e os pastéis. Nestes 2 anos de pesquisa e prática, busco a simplicidade de materiais, como papel canson e pastel, pra representação da luz e forma que aprendi a perceber, elaborar e replicar na fotografia e no cinema.”

Blackout Series
“As maiores inspirações pra essa série vêm da representação da luz feita por Veermer e das sombras de Caravaggio. Usando as hachuras como linguagem pra iluminar o papel escuro, sugerindo volumes e sombras.”

Fragmentados
“Busco aquele fragmento de luz que mesmo fora de contexto portem personalidade e sutilezas através da forma e volume. Uso fotografias pessoais, de amigos e personagens da internet. Amo a pesquisa da fotografia e conciliar com a prática do desenho está sendo um processo diário, prazeroso e eficaz na busca de um estilo particular pra me expressar.”

Nas paredes
“Me mantive imerso na pesquisa e pratica em busca de estilo próprio, agora estou buscando expor.”

siga Cesar Terranova no Instagram!

Compartilhe: