Algumas exposições e muita arte neste roteiro para quem quer fugir desse Carnaval todo!

Tem quem ame o Carnaval, mas também tem quem quer passar longe dele. Casa de Criadores gosta da folia toda, mas bolou este roteiro de arte especialmente para quem quer pular a folia (no sentido de vazar mesmo) e encarar museus e galerias nesses dias de purpurina e confete. Ai que silêncio…

Duchamp e os trópicos
“O 3º Ciclo de Palestras Ready Made in Brasil: Entre Trópicos aborda a relação de Duchamp com a artista brasileira Maria Martins e a fronteira de seu trabalho com outras linguagens, como o cinema e a literatura”, diz o convite. Rola exibição do filme “Maria – Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos”, e palestra do professor e escritor argentino Raúl Antelo, autor do livro “Marcel com Maria: Duchamp nos Trópicos”, sobre o período que Duchamp esteve na América do Sul, sua relação com Maria e a importância destes fatos para a ruptura conceitual no trabalho do artista francês. Neste quart-feira (7/2) no Centro Cultural Fiesp, na Paulista. Entrada gratuita!

Programa:
15h30 | Exibição do documentário Maria – Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos
17h | Palestra com Raúl Antelo
18h30 | Lançamento do catálogo da exposição

Triângulo sempre salva
A Galeria Triângulo, de Ricardo Trevisan, abriu sua temporada de exposições de 2018, quando completa 30 anos, com “Filhxs do Fim”, de Daniel Lie, artista que se define indonésio-pernambucano. A produção investiga o tempo COM uma instalação de grandes proporções Na sala principal da galeria. Feita por sementes e plantas germinadas, a obra retrata os ciclos da natureza. “O objetivo é que a instalação se transforme ao longo da mostra, com plantas morrendo e dando lugar a outras”. No mínimo bom pra dar uma respirada sem engolir a temida purpurina… A Casa Triângulo fica na Rua Estados Unidos, 1.324, Jardim América. De Segunda a quinta, das 10h às 19h. Sábado das 12h às 18h. Até 24/3. Entrada livre.

Isso sim é de tirar o fôlego
Já que ganhou uma grande retrospectiva no Instituto Tomie Ohtake, Julio Le Parc e sua arte impressionante foi parar também na Galeria Nara Roesler. Em 9 + 3 + RV, com trabalhos do icônico artista argentino, entre nove pinturas da série Alchimie (2016/2017), trabalhos em grande dimensões em acrílica sobre tela – que se expandem em composições modificadas progressivamente -, três esculturas da série Torsion (2004) e a série Alchimie Virtuel, que é composta por uma obra em realidade virtual. Na verdade está em cartaz há um bom tempo, mas termina nesta quarta-feira (07/02). Então corra que o cara é gênio! A Nara Roesler fica na Avenida Europa, 655, no Jardim Europa, São Paulo.

Poucas palavras
O Memorial da América Latina é por si só um lugar legal pra fugir dos bloquinhos e encontrar aquela paz. Na Biblioteca, a mostra A Imagem e o Haicai com aquarelas, pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, técnicas mistas e instalação de artistas que trabalham com a palavra vinda de um Haicai, que vem a ser um poema curto de origem japonesa. O projeto é de Altina Felício, com curadoria de Carlos Bueno. A abertura é nesta quinta, as 18h, e segue até 09/03/18). Mas fuça mais por lá que estão rolando outras atividades, como a mostra Scapeland – Território de Trânsito Livre com obras de 46 artistas, e no Pavilhão da Criatividade com coleção de arte popular latino-americana. Barra Funda: av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, estação Barra Funda do Metrô. www.memorial.sp.gov.br

Rolezinho na Pinacoteca?
Pinacoteca é lugar certo pra apreciar boa arte, de ontem e de hoje, e ainda tem o Parque da Luz que dá pra ver as obras a céu aberto. O museu vai funcionar sábado (10), domingo (11) e segunda (12), das 10h às 17h30. Terça (13) fecha e quarta (14) reabre, das 12h às 17h30. Tem coisa pra caramba por lá: Caio Reisewitz – Altamira, Dora Longo Bahia: Os Desastres da Guerra, David Claerbout: KING e The pure necessity. Nem precisa dizer onde é, né? Mas segue, vai: Praça da Luz, fone 3324-1000.

Obras de Dora Longo Bahia

E mais pro fim de semana a gente arma outro roteiro, quem sabe de música…
Compartilhe: