Saia do lugar comum com o curso que a FAAP vai promover sobre moda e imagem!

Uma dica especial pra quem quer conhecer mais sobre fotografia de moda: a partir do dia 20 de março até 24 de abril, sempre às terças, das 19h às 22h, o pesquisador em Filosofia pela Unifesp Brunno Almeida Maia ministra o curso teórico “Figurações do Tempo: relações entre Moda e Imagem” no departamento de Pós-Graduação, Extensão e Cursos Livres, da FAAP. Lembrando que o site da Casa de Criadores já pediu para ele dicas de livros que abordam moda e literatura. Pra lembrar, clique aqui.

Bom, voltando ao curso… Temas como História da percepção no Ocidente, Sobre a imagem no Ocidente, A imagem nos séculos XIX e XX, Moda e fotografia nos séculos XIX e XX, Fotografia de moda e a representação do corpo no ocidente e Sobre o Belo e a beleza na história e na filosofia. Como destaque, o curso aborda o surgimento da fotografia de moda nos séculos XIX e XX, o seu estatuto ontológico e as suas principais características, que a diferencia das demais artes e linguagens, passando por nomes consagrados como Virginia Oldoini, Condessa Castiglione, De Meyer, Steichen, Hoyningen-Huene, Horts, Man Ray, Blumenfeld, Cecil Beaton, Munkasci, Penn e Avedon, David Bailey, Hiro, William Klein, Bob Richardson, Diane Arbus, Helmut Newton (foto acima), Bruce Weber, Herb Ritts, Oliviero Toscani, David LaChapelle (foto abaixo), Steven Meisel e Juergen Teller, entre outros.

Curtiu, neste link aqui você encontra informações sobre o curso e inscrições. Lembrando que Brunno é idealizador do projeto “A Literatura e a Moda”, que investiga os diálogos entre moda, literatura, filosofia e arte. Ele também ministra cursos, workshops e palestras desde 2012 ao lado do estilista Walter Rodrigues, do chapeleiro Eduardo Laurino, da escritora Anita Deak, da jornalista de moda Bronie Lozneanu e do fotógrafo Gal Oppido.

Brunno Almeida Maia

Compartilhe: