Caio Fernando Abreu, Seydou Keïta, As Mercenárias, Revista serrote e mais no roteiro da semana!

Como prometido, um resumo dos eventos que vão rolar nesta semana em São Paulo neste roteiro especialmente criado pela Casa de Criadores!

Dia 17 / EXPOSIÇÂO “Seydou Keïta” no IMS PAULISTA 

Considerado um dos precursores dos retratos de estúdio na África, Seydou Keïta (1921-2001) deixou um registro precioso das expressões e dos costumes de Mali, onde nasceu. O IMS Paulista apresenta em 136 fotografias um recorte da extensa produção do fotógrafo, realizada entre 1948 e 1962. A mostra inclui 48 tiragens vintage, em formato de 18 x 13 cm, ampliadas e comercializadas pelo próprio Keïta em Bamako, nenhuma delas jamais mostrada no Brasil. As demais 88 obras são fotografias ampliadas na França, sob a supervisão de Keïta, ao longo da década de 1990, quando sua obra é redescoberta no país e também nos Estados Unidos. Em formatos mais clássicos (40 x 50 cm e 50 x 60 cm) ou francamente murais, chegando a 1,80 x 1,30 m, sinalizam a entrada do seu trabalho num circuito internacional de galerias e museus”, diz o convite. A curadoria é de Jacques Leenhardt, diretor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, e Samuel Titan Jr., coordenador executivo cultural do IMS.

Em cartaz de 17 de abril, às 18h, a 29 de julho de 2018. Visitação de terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Quinta, exceto feriados, das 10h às 22h. Entrada gratuita.

Dia 19/ MONÓLOGO “Dama da Noite” no CABARET DA CECÍLIA 

A premiada versão do ator santista Luiz Fernando Almeida para o monólogo “Dama da Noite”, inspirado em um conto de Caio Fernando Abreu (1948-1996), comemora sete anos de existência com mais uma temporada em São Paulo. A peça fica em cartaz no Cabaret da Cecília, sempre às quintas-feiras, a partir de 19 de Abril, com apresentações sempre às 21h. Os ingressos são no sistema pague quanto puder. Após cada apresentação é passado um chapéu onde o público contribui voluntariamente. Dirigido por André Leahun, revela as angústias de uma pessoa que não consegue se inserir no mundo em que vive.

A montagem ganhou uma adaptação cinematográfica em 2014, dirigida por Dino Menezes. O curta-metragem já foi exibido em vários festivais nacionais. Foi classificado em segundo lugar no “Prêmio Nacional de Teatro de Mogi das Cruzes”, em 2011, e recebeu a premiação de melhor maquiagem no “2º FESTKAOS” no mesmo ano. Além disso, esteve entre os finalistas do “Aplauso Brasil 2013”, nas categorias de melhores ator, diretor e figurino e foi indicado a prêmios da comunidade LGBT na categoria Melhor Espetáculo Teatral LGBT pelos premio do Papo Mix e Guia Gay SP.

Cabaret da Cecília: R. Fortunato, 35, Santa Cecília!

Dia 20 / MOLIÈRE – Uma comédia musical de Sabina Berman.

Com Matheus Nachtergaele, Renato Borghi, Elcio Nogueira Seixas e mais, e com direção de Diego Fortes, a peça ganha temporada gratuita de 20 de abril a 29 de julho no Teatro do Sesi-SP. Quinta a sábado às 20h, domingo às 19h. Ingressos disponíveis no Meu Sesi, só clicar aqui. Classificação indicativa: 16 anos. Do que se trata? Uma disputa bem-humorada entre a Comédia, representada por seu mais ilustre autor – Molière (Matheus Nachtergaele), e a Tragédia, personificada pelo poeta Jean Racine (Elcio Nogueira Seixas).

Dia 21 / REVISTA SERROTE NO IMS DA PAULISTA

A Revista serrote, revista de ensaios do IMS, apresenta a primeira edição do Festival Serrote. Nos dias 21 e 22 de abril, no IMS Paulista, o festival promove conversas com escritores, jornalistas, pesquisadores e críticos sobre literatura, arte, política e sociedade. E a “serrote ao vivo”, uma edição especial da revista concebida para o palco, com leituras, música, performance e artes visuais. Programação completa aqui. “Em vez de uma revista escrita, as reportagens e ensaios vão ser lidos pelos autores no palco, sem nenhum tipo de registro. O esquema é quem viu, viu, que não viu, não vê mais”, escreveu Chico Felitti no Facebook.

21/4 – SÁBADO
15h – No calor da hora
Angela Alonso + Bernardo Mello Franco
Mediação: Conrado Corsalette

17h – Fome de realidade
Encontro com Martín Caparrós
Mediação: Paulo Werneck

19h30 – serrote ao vivo
Amara Moira + Chico Felitti + Gabriela Wiener + Guto Lacaz + Hurtmold + Joca Reiners Terron + Marcelo D’Salete

22/4 – DOMINGO
15h – O ensaio e a cidade
Francesco Perrotta-Bosch + Raquel Rolnik
Mediação: Leão Serva

17h – Corpos políticos
Encontro com Gabriela Wiener
Mediação: Fernanda Mena

19h – A arte do ensaio pessoal
Encontro com Phillip Lopate
Mediação: Flávio Moura

Curadoria: Guilherme Freitas e Paulo Roberto Pires
Entrada gratuita. Distribuição de senhas 1h antes de cada conversa. Limite de 1 por pessoa.

Dia 22 / RADIOHEAD NO SOUNDHEARTS FESTIVAL

O mini festival passa pela Argentina, Brasil, Colombia e Peru e em São Paulo acontece no dia 22 no Allianz Parque. Al[em da banda, o line up inclui ainda o músico, cineasta, produtor, DJ e rapper norte-americano Flying Lotus, o Junun, grupo formado pelo guitarrista Jonny Greenwood com o israelense radicado na Índia Shye Ben-Tzur e os brasileiros do Aldo the Band. Os cinco integrantes Radiohead são de Oxfordshire e lançaram os discos Pablo Honey (1993), The Bends (1995), OK Computer (1997), Kid A (2000), Hail to the Thief (2003), Rainbows (2007), The King Of Limbs (2011) e A Moon Shaped Pool (2016). Ingressos aqui!

AURORA AO VIVO COM AS MERCENÁRIAS, LA BURCA e QUARTETA

Três bandas ícones pra assistir ao mesmo tempo no Aurora Apo Vivo. As Mercenárias é uma das bandas pioneiras do pós-punk no Brasil e apresenta a nova fase do trio. Ouça aqui. La Burca é um duo de Araraquara-SP capitaneado por Amanda Rocha e se apresenta em sua formação mais tradicional com voz, violão e bateria para mostrar seu pós-punklore performático e minimalista. Ouça aqui. Quarteta lança seu EP de estreia e as integrantes mostram seu punk rock feminista festivo. Ouça aqui.

22 de abril, domingo, 17h (shows a partir das 18h)
R$ 15 / Lotação: 50 pessoas
Estúdio Aurora: Rua João Moura, 503, sala 12.

SHOW DE RINCON SAPIÊNCIA

O MC apresenta seu álbum Galanga Livre no Al Janiah! Depois do show, discotecagem com convidados. Lembrando que a casa estará aberta desde a manhã para a feira de orgânicos, almoço e atividade político-cultural que acontece aos domingos. “O disco entrou na lista da APCA entre os 25 melhores álbuns da música brasileira no primeiro semestre de 2017 e ganhou dois troféus do Superjúri no Prêmio Multishow desse ano, nas categorias Melhor Produção Musical e Melhor Capa. Além disso, a premiação também rendeu a Rincon Sapiência o título de Revelação do ano. Em março de 2018, ele recebeu o Prêmio Bravo! de melhor disco de 2017 por Galanga Livre”. Endereço na imagem abaixo!

 

Compartilhe: