Conrado Segreto ganha exposição na SPFW e reunimos história, imagens e croquis do estilista

Conrado Segreto foi um estilista que se consagrou nos anos 80 na moda brasileira criando desfiles e também ilustrações publicadas principalmente na revista “Vogue”. Trabalhou como assistente de Gloria Coelho e passou um tempo no Studio Berçot de Marie Rucki em Paris, onde aperfeiçoou suas técnicas e seus traços. Era fã de Yves Saint Laurent. Fez parte da Cooperativa de Moda, coletivo da época formado também por Jum Nakao, Maira Hilmenstein, Marjorie Gueller, Silvie Le Blanc, Taísa Borges e Walter Rodrigues. Seu primeiro desfile foi em 1988 na Casa Rhodia. O segundo nas escadarias da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e depois veio a apresentação no Museu do Ipiranga.

Apesar da morte prematura por conta da Aids, em 1992, o paulistano nunca saiu de cena, sempre sendo lembrado como referência para as novas gerações. Mas foi em 2012 que um livro reuniu todo seu trabalho e pudemos conhecer melhor esse gênio da moda brasileira. “Conrado Segreto – Moda e Paixão” (editora Luste) foi uma parceria da diretora de arte Graziela Perez e da jornalista Eva Joory, amigas e amantes de moda e arte. O prefácio do livro é do pesquisador João Braga, que escreveu: “Conrado não media suas palavras para e com quem quer que fosse, sempre fiel à sua visão de mundo, ao seu próprio sonho e a sua vontade de imprimir um bom, refinado e sofisticado gosto à moda no Brasil”.

Rita Segreto, irmã do estilista, esteve ao lado de Graziela e Eva na criação do projeto. “Foi tudo muito sincronizado! O material era extenso e precioso; a equipe experiente, madura e talentosa. Fizemos o livro em menos de um ano… O Conrado está sempre por perto. Já fazem 20 anos? O tempo é brincalhão. Eu olho o trabalho dele e acho que ele fez tudo ontem”, disse Rita em entrevista ao site FFW quando o livro foi lançado. “Gostaria de apresentá-lo aos jovens como o Marc Jacobs do Brasil”, disse também.

Pois bem: agora é a vez uma exposição nos colocar mais em contato com Conrado Segreto. Ela acontece durante a São Paulo Fashion Week, que começa neste sábado e segue até quinta-feira que vem. Nela, 32 artefatos de arte plumária de Conrado dialoga com roupas, textos e ilustrações do estilista, além de imagens assinadas por stylists e fotógrafos da atualidade como Daniel Ueda, Mariana Maltoni, Paulo Martinez, Yan Acioly, Gustavo Zylbersztajn, Yasmine Sterea e Hick Duarte. A exposição “POW! Explosão Criativa”, estará aberta à visitação do público no Ibirapuera, no domingo, dia 22, entre 11h e 16h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera.

Compartilhe: