Está parado aí? Reunimos palestras e cursos gratuitos para dar aquele restart nas ideias!

Tá perdidão na vida? Bora aprender, ué. Ou no mínimo botar um pouco mais de cultura na alma. Aqui, algumas dicas pra sair do marasmo e quem sabe começar a mudar de profissão. 

Por dentro da Bienal
A FAAP, em parceria com a Fundação Bienal, promove nesta terça, 24/04, às 11h, encontro com o curador da 33ª Bienal de São Paulo, o espanhol radicado em Nova York Gabriel Pérez-Barreiro. A palestra mediada poe Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP, mostra a trajetória profissional de Gabriel e, claro, o atual projeto curatorial para a 33ª Bienal. De quebra, fala sobre a relação com o programa de Residência Artística FAAP, que conta com artistas convidados da exposição que estão em processos de desenvolvimento e pesquisas. O evento é aberto ao público, a partir de credenciamento em uma das portarias. No Centro de Convenções: Rua Alagoas, 903.

Vou pra Porto Alegre, tchau!
Abertas as inscrições para a sexta edição da Parada Gráfica. Chamada para artistas, coletivos e editoras de publicações independentes interessados em participar da feira que acontece entre 25 e 26/08 no Museu do Trabalho, em Porto Alegre. Mas valem artistas do Brasil todo, ok? A inscrição pode ser feita através deste link até 29/04/18, mediante pagamento de taxa de R$ 60. A relação dos participantes selecionados será publicada em maio nesta página.

Mais: paradagrafica@museudotrabalho.org
Museu do Trabalho
Centro: r. dos Andradas, 230, tel. (51) 3227-5196.
www.museudotrabalho.org

USP sempre salvando
A USP lançou novos cursos gratuitos que fazem parte do catálogo da plataforma de ensino on-line Coursera. Ciência de dados, negócios e tecnologia estão entre os mais pedidos pelos brasileiros. A gente curtiu o de Marketing Digital e Criação de Startups – Como desenvolver negócios inovadores.

Conheça todos os cursos aqui.

SENAC é tiro certo
Além dos cursos de graduação, pós-graduação, de idiomas e técnicos, O SENAC oferece cursos gratuitos através do Programa de Gratuidade do SENAC. O PSG foi criado para dar oportunidade aos jovens e adultos que ganham até 2 salários mínimos de renda familiar e, desta forma, não têm condições para pagar uma qualificação profissional. Confira aqui quais são os principais cursos gratuitos.

É nóis no cinema
O É Nóis na Fita é um curso gratuito de cinema exclusivamente para jovens de 15 a 20 anos. As aulas acontecem nos finais de semana durante 9 semanas. são mais de 140 horas de aulas! As turmas são de no máximo 25 alunos e o ponto alto são as atividades práticas: a produção completa de dois curtas-metragens do roteiro à finalização. Todos os equipamentos e conhecimentos necessários são fornecidos pelo curso e o aluno não paga nada, apenas precisa comparecer em todas as aulas. Legal, né não?

Tomie, eu to aqui!
Nesta terça, dia 25 de abril, das 19h às 21h, rola no instituto Tomie Ohtake Conversas em fluxo: Contraposições. O debate trata dos discursos consolidados sobre a arte moderna, analisando-os especialmente sob a perspectiva das teorias pós-coloniais. A modernidade vai se construindo na metade do segundo milênio. “O palestrante vai situar desde o século 16, com a racionalização do mundo. Outros traços vão se agregando desde então, em especial ideias que são ideais: o conhecimento científico, a justiça, a transparência, a democracia. Por trás de todas elas, uma certa crença na utopia, uma certa crença de que o ser humano está encontrando sua realização, sua passagem da potência ao ato, o fim, se não da História, de nossa “pré-história” marcada pela carência, pela frustração, pelos fracassos. Ingênua ou não, a modernidade é uma elegia de nossas potencialidades”, diz o texto no site. Mais, aqui!

IMS chegou pra ficar
Em setembro deste ano, o escritor Caio Fernando Abreu (1948 – 1996) completaria 70 anos. Para celebrar sua obra, o Instituto Moreira Salles, na Paulista, organiza um debate gratuito no dia 2 de maio (quarta-feira), das 16h às 18h. “Intitulado Um passeio pelas paisagens wild side dos contos de Caio Fernando Abreu, o encontro será mediado por Sergio Roberto Montero Aguiar, docente de Teoria Literária do Centro Universitário Lusíada e organizador do clube de leitura do IMS Poços. A atividade integra a programação da Flipoços 2018 (Festival Literário de Poços de Caldas) que acontece de 28 de abril a 6 de maio. Em sua nova edição, o evento apresenta uma série de encontros e palestras em torno do tema “A literatura e os outros saberes”. Saiba mais aqui.

Caio Fernando Abreu – Foto: Reproduçao

Compartilhe: