Começou o Glitter Festival no Cabaret da Cecília, que brinda a cultura queer com arte e performances

Agitador cultural, assessor de imprensa de galerias de arte, exibicionista no melhor sentido artsy/fervo da palavra e agora mente criativa do Cabaret da Cecília, no centro de São Paulo, Tiaguinho Santos põe na roda agora o LGBT paulistana o Glitter Festival, agito que celebra a cultura queer com muita arte e “gritaria”. A pedido deste site, ele escreveu sobre o projeto. Só ler… Ah, começa nesta quarta (30/05), tá?

Não foi à toa que a revista nova-iorquina Paper Magazine escolheu o Cabaret da Cecília para fazer um ensaio sobre Resistência Trans no Brasil em homenagem à Mathuesa, modelo transexual morta por traficantes no último mês, no Rio de Janeiro (o ensaio sai em junho). O espaço, que funciona há cerca de 3 meses ao estilo speakeasy na Santa Cecília, tem feito barulho entre artistas e criadores da cena LGBT paulistana. A programação do espaço é variada e engloba performances, shows de drag, espetáculos teatrais, apresentações burlescas e shows de jovens cantores.

Com espetáculos contestadores e transgressores, selecionados por mim, o Cabaret da Cecília vem criando um novo cenário underground de artes de palco em São Paulo.

Para dar ainda mais voz à 22 Parada do Orgulho LGBTQI+, o Cabaret da Cecília apresenta o GLITTER, um festival multicultural, independente e original que celebra a cultura queer num imenso arco-íris de cores brilhantes, fantasias malucas, performances incríveis e pessoas de todas as formas e tamanhos. Utilizando a arte para expressar nosso orgulho, esse festival apresenta um pouquinho da nossa vibrante produção de artistas engajados na causa LGBTQI+

Confira a programação; será um estouro de tangas!

30 DE MAIO, QUARTA-FEIRA
Abertura do Glitter Festival

20h às 21h – COQUETEL DE LANÇAMENTO oferecido pelo mundialmente premiado Beefeater Gin London.

Projeção e lançamento do vídeo oficial da 22 Parada do Orgulho LGBTQ de São Paulo: “HOMO(FÍLMICOS)” de Lucas Mendes.

Encomendado pela organização da 22 Parada de São Paulo, o vídeo “Homo (Fílmicos)”, criado pelo cineasta Lucas Mendes (cineasta experimental com diversas produções em festivais brasileiros e internacionais), será lançado no Cabaret e exibido na rua, em looping, all night long. A obra é uma video-colagem na qual Lucas insere imagens coletadas na noite paulistana e brinca com propagandas públicas, personalidades políticas, cultura pop e trata de temas como legalização das drogas, pornografia e marxismo, uma sátira áudio visual sobre o pensamento político conservador crescente no Brasil.

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “DOCES BARBAS”, DO ESTÚDIO VENGA VENGA!
O projeto idealizado pelo estúdio VENGA, VENGA, criado pelo duo Denny Azevedo & Ricardo Don, vem sendo exibido desde 2014 em espaços como no Museu da Diversidade de São Paulo. A exposição é composta por uma série de fotografias, clicadas por Alisson Louback, e tratam das dualidades entre o masculino e feminino, de construções sociais, preconceito e rótulos em uma saga visual e conceitual.
As barbas simbolizam homens mitológicos, usadas por apóstolos de Cristo e remetem à arte clássica, e aqui são exibidas com nada mais que maquiagem e acessórios. A nudez intensifica a manifestação da arte através da beleza original dos corpos, a delicadeza da maquiagem em contrastes aos pelos do corpo masculino. A mostra fica em cartaz até agosto.

SHOW BELA WILDE & A RÁDIO AMPULHETA
Em um show intimista de voz e bases de piano adaptadas, a drag Bela Wilde & a Rádio Ampulheta, personagem criado pelo pianista Vítor Vívolo, propõe uma viagem no tempo transportando o público às décadas passadas. Incorporando o espírito frenético das coquetes, contaminado pelo lamento do blues, Bela Wilde deforma a temporalidade através de um repertório de clássicos da música internacional revivendo as décadas de 1920 a 1960.

PERFORMANCE INÉDITA DE MARQUESA AMAPOLA
Nossa vedete apresenta uma performance inédita, criada especialmente para a abertura do Glitter Festival.

31 DE MAIO, QUINTA-FEIRA <<

ESPETÁCULO TEATRAL “DAMA DA NOITE”, DE LUIZ FERNANDO ALMEIDA
No monólogo inspirado no conto “Dama da Noite”, de Caio Fernando de Abreu (1948-1996), o ator Luiz Fernando Almeida revela as angústias de uma personagem que não consegue se inserir no mundo em que vive, expurgando todo seu desprezo pela sociedade que a exclui por ser diferente.

DOIS NÚMEROS DRAMÁTICOS DA DRAG LADY QUEEN GRETTA DUBOIS
Conhecida por suas maquiagens artísticas, múltiplos personagens e e diferentes facetas, Greta Dubois traz ao Cabaret duas inéditas apresentações: no primeiro show veremos Greta se reinventar e deixar o seu passado. Depois ela volta no papel de uma recatada dona de casa em busca de prazer.

PERFORMANCE DE MARQUESA AMAPOLA
Vedete do Cabaret, nossa Marquesa apresenta performance pensada especialmente para celebrar a diversidade.

01 DE JUNHO, SEXTA-FEIRA
VERA RONZELLA INTERPRETA HEBE CAMARGO E DERCY GONÇALVES
Em um talkshow para lá de divertido, a drag Vera Ronzella interpreta dois personagens icônicos da TV brasileira: Hebe Carmargo em seu sofá e Dercy Gonçalves falando putarias e sacanagens de sua vida.

SHOW DO CANTOR YOHAN
O cantor e produtor Yo Han ocupa o palquinho do nosso Cabaret com um show deliciosamente colorido, fashion e cheio de astral. Brasileiro radicado no Japão, Yohan é um artista vibrante que se inspira na moda e na cultura pop. Suas músicas e vídeo clips têm pegada dance e house sob roupagem pop. Ele canta músicas do seu álbum “#poplife”.

STRIP-TEASE DA NOSSA VEDETE MARQUESA AMAPOLA
Nossa vedete faz um strip-tease sensual e promete tirar TUDO!

02 DE JUNHO, SÁBADO
PEGANDO FOGO COM DELIRIUS FENIX
Do humor ao terror… Delirious Fenix – Isabel Chavarri, a chama psicodélica do Burlesco, traz ao cabaret o número que apresentou no Festival Burlesco de Seattle (EUA). Misturando terror, fetichismo e o tempero carioca, ela brinca com gêneros e faz explodir a imaginação na mente de quem a assiste. Dessa até o diabo corre! Delirious é a idealizadora do Festival Internacional “Yes Nós Temos Burlesco”, já em sua 4a edição.

SHOW DO CANTOR XËRXËS
Fruto da “Geração Tombamento”, o Cantor Xërxës trata em suas canções questões de sexo, gênero, sexualidade, religião, homofobia, ódio e preconceito de forma voraz. Neste show, ele apresenta trabalhos de todas suas fases.

ENCERRAMENTO COM MARQUESA AMAPOLA & TIAGUINHO
Pratas da casa, Tiaguinho Santo e Marquesa Amapola fazem performance de encerramento do Glitter Festival, em homenagem aos LGBTQ+.

CABARET DA CECÍLIA
Rua Fortunato, 35
De quarta a sábado das 19h à 01h, shows a partir das 22h
Drinks a partir de $10 | Comidinhas a partir de $20
Reservas: (11) 98489 8228 com Tiaguinho

* Entrada Franca para quem consome na casa, caso não haja consumo será cobrada uma taxa de serviço de $15.

Compartilhe: