Tudo sobre o Dragon Fashion em Fortaleza, que se consagra como evento multidisciplinar

Com a proposta de olhar o Brasil de diferentes formas, a edição 2018 do Dragon Fashion promete reunir moda, música e arte em Fortaleza entre os dias 9 e 12 deste mês! São muitas ações e desfiles, e a gente começa contando a participação do Grupo Lunelli no evento. A têxtil catarinense, que participa do DFB por acreditar no potencial de moda do Nordeste, vai armar um desfile especial, uma palestra exclusiva para clientes Lunelli no dia 10 com Walter Rodrigues, estilista e mente criativa do Salão Inspiramais, e a participação da diretora criativa da marca Lez a Lez, Juliana Jabour, em uma palestra e mesa redonda no dia de abertura. Além disso, a Lunelli vai fazer um treinamento com vendedoras durante o evento.

Mas tem muito mais: “Olhar a realidade através de todas as camadas, abrangendo todos os sentidos e todas as direções”, resume Claudio Silveira, ao anunciar a proposta da edição 2018 do DFB Festival, uma mostra multidisciplinar que promete renovar o conceito do Dragon Fashion. “Em tempos de temperatura elevada em todos os setores da nossa sociedade, é preciso se posicionar de forma positiva para garantir a máxima participação de todos os indivíduos, sem discriminação, censura ou limitação”, continua o idealizador do DFB. Tudo dentro dos princípios da Economia Circular e da Economia Criativa, que norteiam o evento este ano e que já vêm sendo abordados em edições anteriores.

Música
O público convidados serão recebidos no Palco Ceará Sobe o Som, que receberá oito shows e quatro sets de DJs convidados. Entre os destaques, a festa de abertura do DFB Festival 2018 apresenta a carioca Iza. Quem também se apresenta? As Bahias e a Cozinha Mineira, CIC e a paulista Karol Conka encerrando o evento no sábado com a festa “Não se importe com meu decote”, patrocinada pela marca cearense Nayane Rodrigues Lingerie. Toda a programação do Palco Ceará Sobe o Som é 100% gratuita. De quebra, duas grandes performances de dança assinadas pela coreógrafa e bailarina Vera Passos e concertos em versão pocket em palcos especiais na área externa das salas de desfile.

Moda
Com 19 anos de história, o DFB Festival apresenta 38 desfiles de moda distribuídos em três salas com capacidade para 1.000, 800 e 600 lugares. Além da Lunelli, a Riachuelo entra no lineup encerrando novamente o DFB Festival com um grande desfile focado nas tendências atuais da moda. No pavimento superior do Terminal Marítimo acontece o DFBeach Club, uma nova sala de desfiles para 600 convidados com vista panorâmica para o entardecer no Oceano Atlântico, só com beachwear. Desfilam as estreantes Flee! e Hand Lace, além da Bikiny Society.

Concurso
O DFB realiza desde 2001 o Concurso dos Novos, competição aberta a instituições de ensino superior e técnico de todo o Brasil. Além de um troféu, o vencedor leva um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10 mil. Nesta edição, as instituições participantes desenvolveram coleções-cápsula com o tema “Economia Circular: todos os ângulos da inovação e da renovação no pensamento e no fazer moda”.

Talentos autorais
Novos nomes foram adicionados como a paulistana D-Aura, o projeto cearense Elo Collab, capitaneado por um trio de mulheres com foco em design sustentável, Tanden, Jonhson Cavalcante, Bruno Olly, Ivanovick, Fábio Caracas e Herculano Marques (vencedor do reality show Comunidade:Moda em 2017). Já os nomes da nova geração são as cearenses Rebeca Sampaio e Gisela Franck.

Conversas e oficinas criativas
O DFB Festival e o Senac/Ce criaram o Dragão Pensando Moda (DPM): ciclo de encontros sobre moda, design, gastronomia e inovação, ocupando todo o Pavilhão do Conhecimento, no pavimento superior do Terminal Marítimo. A programação será aberta no dia 9. No dia 10 a pauta aborda o universo masculino e conta com talkshow do carioca Mario Queiroz, além de convidados como o estilista David Lee, o designer Erico Gondim e a consultora de produtos educacionais do Senac/Ce Eveline Costa. As relações entre maquiagem e estilo são o assunto do dia 11 na arena Senac, com especialistas em beleza e styling do London College of Fashion e conversa criativa com a cosmetóloga Simone Barcelos. E sustentabilidade, cooperação e empreendedorismo com a participação de Itiana Pasetti (Revoada), Gabriela Mazepa e o trio de gestoras do projeto Elo Collab, que integra o lineup de desfiles do DFB Festival 2018.

E tem espaço para duas oficinas criativas, ambas abertas ao público, e com focos complementares. Para quem se interessa por moda, a oficina coordenada por Gabriela Mazepa (Projeto Re-Roupa) trabalhará as estratégias de construção de uma coleção a partir dos princípios do upcycling. Para os apaixonados por beleza, a oficina coordenada pela especialista Aline Matias elabora propostas de maquiagem e cabelo para uma coleção de moda. A experiência poderá ser acompanhada, já que as equipes construirão painéis que serão exibidos e analisados. As oficinas contarão também com participações especiais de Ronaldo Fraga, Simone Barcelos, Eduardo Motta, Luciana Ulrich e Marcelo Belisário.

Na programação de cursos, Análise de Cor por Luciana Ulrich, Ilustração de Moda por Marcelo Belisário e Design Estratégico por Phaedra Brasil. Na área de acesso às salas de desfile, o publico vai conferir o espaço Novo Design Senac com designers e estilistas de todo o Nordeste que vão comercializar peças autorais a preços competitivos. O Senac/Ce é responsável ainda pelas equipes de beleza das três salas de desfile, assinando os 38 desfiles desta edição. Sobre inscrições: os talkshows serão gratuitos, mas será necessário fazer uma pré-inscrição no site do Senac. Toda a programação restante será paga, com inscrições feitas diretamente com o Senac/CE.

Empreendedorismo
O Boulevard DFB terá foco em moda, arte e design com uma área de 1.200m² com mais de 50 expositores. Foi idealizada para proporcionar o diálogo direto entre criador e público, bem como facilitar o acesso a artigos originais, inovadores e autorais. E para quem não conseguir ir até o Terminal Marítimo, o DFB Festival 2018 montará o Studio DFB, a base oficial para entrevistas, bate-papos e encontros com convidados e com conteúdo transmitido online durante os 4 dias de evento. Em tempo: o evento volta pela quarta vez ao Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza.

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