Na Semana Nacional do Meio Ambiente, o Grupo Lunelli dá lição com ações “verdes”!

A Semana Nacional do Meio Ambiente começa hoje, dia 1, e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Foi criada no Brasil em decreto no dia de 27 de maio de 1981 com o objetivo de complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. O Grupo Lunelli, patrocinador da Casa de Criadores, é um exemplo quando o assunto é tratar bem o meio ambiente a começar pela coleta seletiva: em toda a fábrica, que fica em Santa Catarina, há coleta seletiva de lixo de forma sustentável e constantemente a têxtil elabora materiais de conscientização e orientação aos colaboradores, mostrando a importância dessa ação e como fazê-la de forma adequada.

Toda a água usada na produção dos produtos do grupo passa pelo processo de tratamento de efluentes, que trata 75 milhões de água por mês, retirando os produtos químicos e devolvendo aos rios com a mesma qualidade. E cuidado com a natureza não se limita apenas a ações internas: do lado de fora o Grupo Lunelli também cuida do meio ambiente através de um projeto de reflorestamento. Já recuperou 1.092 metros de margens de rios e plantou 2.820 mudas de árvores nativas frutíferas.

Para produzir uma peça de roupa, muitos produtos químicos são usados durante o processo. Para garantir que não prejudiquem o meio ambiente, o grupo toma diversas medidas de segurança, como as bacias de contenção, que são barreiras criadas para prevenir danos à natureza em caso de vazamentos.

Tratamento de efluentes, economia de energia, reutilização de resíduos, coleta seletiva, economia de água e muitas outras ações garantiram ao Grupo Lunelli a certificação ISO 14001, um sistema rigoroso de gestão ambiental que certifica que há responsabilidade com o meio ambiente.

E pra terminar, sabe a fumaça que sai das chaminés das fábricas? Ela é monitorada mensalmente pelo grupo, assim como os gases emitidos pelos veículos usados no transporte dos materiais. Tudo para assegurar que a têxtil está dentro dos parâmetros e não está poluindo o meio ambiente.

Para saber sobre atividades em torno da Semana do Meio Ambiente, clique aqui no site do Ministério do Meio Ambiente. E viva a natureza!

 

Compartilhe: