No bonde das hype empoderadas, Ken-gá estreia na CdC e a gente conta os detalhes

Ken-gá chega à Casa de Criadores com sua moda beachwear empoderada  e a gente quis saber de Livia Barros, sócia de Janaina Azevedo na marca, as novidades em torno desta nova fase. Primeiramente, é bom reforçar que o nome Ken-gá vem do termo quenga, um trocadilho que faz pensar sobre rótulos que muitas mulheres têm no Brasil de forma discriminatória. Humor, criatividade e representatividade a gente vê por aqui em peças que podem chegar até o tamanho 60, pensando no público pluz size. “A Ken-gá é uma marca empoderadora que quer subverter rótulos e estigmas, uma marca em que todx podem ser maravilhosx”, diz Livia.

Em 1 ano de marca e com três coleções, já criaram peças para Karol Conká, Valesca Popozuda, Liniker, Paula Lima, Pabllo Vittar, Nicole Bahls, Pitty, Astrid Fontenelle, Vera Fischer, Monalysa Alcantara (Miss Brasil), Tássia Reis, Pathy de Jesus, Rouge, As Bahias e a Cozinha Mineira, Gaby Amarantos, Sabrina Satto, Claudia Leite e Anitta (acima, a cantora vestindo a marca de “bitchwear”).

Sobre empoderamento na moda, Livia manda: “Isso está intrínseco no DNA da Ken-gá, não só interessante, mas necessário!! Pessoas morrem pela luta da identidade no Brasil, morrem porque são mulheres, porque são trans, porque são negras, gays, lésbicas. Se calar nesse momento é omissão. Acreditamos que por mais estranho que pareça, moda e política caminham juntas. Estamos vivendo um momento em que as minorias (não numéricas, mas sim em direitos) encontraram seu protagonismo e não vão abrir mão dele. Um desfile tem o poder de ser um manifesto e isso definitivamente não é pouco.”

Vêm das musas do mundo pop, ou musas do underground, as influências da marca: “Na Ken-gá são todas as divas que observo, das famosas ou não! Amamos nomear as nossas peças com nomes das nossas musas, como o nosso clássico maio Grace que foi batizado em homenagem a Grace Jones” (foto abaixo)

Foto: Rony Hernandes

Livia Barros se formou em moda há dez anos, é do interior de São Paulo e veio para São Paulo estudar o que gosta e “correr atrás dos meus sonhos”, conta. “Desde que lancei a Ken-gá com a minha sócia Janaina Azevedo, cada vez mais isso tem se tornado realidade”. O convite de participar da Casa de Criadores, segundo ela, “foi inesperado e incrível! Acompanhamos o trabalho do André Hidalgo na CdC e sempre foi um sonho fazer parte desse line-up que traz a semana de moda mais incrível do Brasil.”

Sobre a coleção que será apesentada: “Vamos desfilar a Tundra Tântrica, que é um manifesto e uma ode às mulheres. Temos muitas surpresas, mas é segredo. Sempre quando pensamos em Casa De Criadores, pensamos em respeito à liberdade de criação, pensamos em uma profunda sensibilidade em dar espaço ao novo em um sentido crítico. É preciso coragem e um imenso amor à moda e tudo o que ela significa. Somos imensamente gratas por ter a oportunidade de participar desse momento.”

Siga a Ken-gá no Instagram. Mais informações: kengawear@gmail.com

Livia Barros e Janaina Azevedo        Foto: acervo pessoal

Compartilhe: