Com mulheres fortes e moda influenciada pelas artes, Heloisa Faria apresenta sua visão de feminismo!

Heloisa Faria desfilou no último dia da Casa de Criadores tratando sobre a voz da mulher que, segundo ela, “enfim vem sendo ouvida. A sororidade, (união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo), vem fazendo cair o conceito machista que mulheres não apoiam mulheres. Porém, esse esforço causou um imenso cansaço, abordado na coleção com elementos do quarto, onde a mulher se protege e busca refúgio. Muita vezes é no silêncio da madrugada, quando a casa toda dorme, que ela  recarrega. Uma das maiores qualidades do feminino é a resiliência, a capacidade de seguir e encontrar a poesia nos seus dias”, explica Heloisa.

Heloisa Faria
– Casa de Criadores- Verao 2019
Foto: Marcelo Soubhia/ FOTOSITE

A inspiração é no trabalho da artista feminista Linder e nas formas geométricas de Sonia Delaunay. Linder trabalha com uma justaposição de elementos domésticos com pornografia, discutindo a objetificação da mulher. Na coleção, essa discussão acontece na apropriação dos tecidos de camisaria, tradicionalmente usados no guarda roupa masculino, parceria com a Vicunha, usados tanto no upcycling (uma camisa masculina que muda de forma, deixa de ser dele), quanto no contraste com tecidos leves e fluidos como tule e cetim, geralmente usados em lingerie. O trabalho de Sonia Delaunay aparece na confecção de roupas com tecidos de decoração da J. Serrano, de estampas geométricas e rígidas. Os elementos do quarto também aparecem em aviamentos como borlas, pingentes e franjas, em cintos e acabamentos, desenvolvidos artesanalmente em parceria com a Ludan Franjas, em máquinas do início do século 20.

As cores são azuis e brancos, rosa pálido e bege, temperadas com beringela, amarelo esverdeado ácido e rosa coral. Uma peça vintage da década de 70 é recuperada e sua estampa reproduzida pela Sprint Têxtil, ganhando nova vida. Os sapatos remetem a chinelos de quarto, lúdicos e com bordados de pérola, desenhados por Heloisa e executados com maestria mais uma vez pela Passarela. Os acessórios vão de cintos de franja a joias cheias de detalhes e a beleza ressalta a preciosidade da voz feminina. Vamos lá…

Compartilhe: