Arte pop, street, fetiche, terror, ficção cientifica e culturas étnicas: a porção artesão de Heleno Manoel

Heleno Manoel foi assistente do stylist Paulo Martinez e de uns anos para cá segue carreira solo aplicando sua visão de moda em editoriais, desfiles e campanhas. Mas este post é para contar do lado artesão de Heleno. “Me preocupo em usar algo feito por mim em meus trabalhos, sempre tive habilidades manuais: customizo, sei pintar, bordar, monto peças como máscaras, coroas, bijuterias, chapéus e acessórios para os meus editoriais e campanhas e isso foi me deixando mais à vontade pra ir além”, conta.

Sobre materiais que Heleno usa para criar seus personagens e looks, “depende muito do objetivo, mas adoro reaproveitar, reutilizar coisas, já cheguei a fazer uma coroa para uma foto com todos os tickets e embalagens de consumo de uma viagem que fiz, mas também já precisei usar materiais nobres e passar uma noite bordando. O importante é ter ‘minhas mãos’ do inicio ao fim da peça”. Suas inspirações? “Amo arte pop, arte de rua, fetiche, terror, ficção cientifica e culturas étnicas. Geralmente misturo tudo! Concluo as ideias de várias formas, difícil explicar.” Ah, e nesta entrevista descobrimos um sonho de Heleno, “trabalhar com Carnaval”, o que, com certeza, daria uma explosão de modernidade à festa.

O trabalho já rendeu uma bela parceria com a marca Flex.Jewel. “Essa coleção da FlexJewel em especial são ‘olhos da floresta’, que se encaixam e podem se transformar em várias coisas. A coleção foi criada com a sensação da Mariah Rovery estar sendo observada por essas espécies em uma viagem sua à Amazônia. Quando fomos pensar nessa campanha, tive a ideia de brincar com esse lúdico da história e criar essas criaturas, cada uma com a sua origem: um das águas, outro das aves, dos répteis e mamíferos. Pensei que criando esses personagens a campanha teria um apelo maior do que apenas criar look. Resolvi mostrar a origem das peças e levar as pessoas para esse universo. Já com o produto em mãos, unindo outros materiais, respeitando as características das matérias primas e cartela de cores, fui desenvolvendo técnicas e criando personalidade pra cada um deles. Foram 30 dias entre pesquisa, realização e confecção no total até o dia das fotos”, conta o stylist, que há pouco mais de um ano faz a direção criativa e styling das campanhas da Mariah Rovery Joias e FlexJewel. “É sempre uma diversão”, conclui!

Na galeria abaixo, as inspirações, looks e as peças feitas para a Flex.Jewel!

Heleno Manoel / Reprodução Instagram

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