Prima por liberdade e não se encaixa no mundo? Você é um existencialista. Aqui, dicas do movimento!

O existencialismo surgiu como doutrina filosófica e movimento intelectual na Europa em meados do século 20, com grande força na França. Designa o conjunto de tendências filosóficas que análise a existência humana. Mas não é assim tão simples simplificar o existencialismo, já que ele parte de várias correntes. Em comum, talvez, a relação do ser humano com o mundo, a relação com outros seres humanos, com as coisas e com a natureza. Múltiplas, concretas, dinâmicas: relações possíveis de acontecer ou não, diriam pesquisadores do assunto.

No existencialismo se busca a liberdade antes de tudo, e tem existencialismo ateu (negam a natureza humana) e cristão (quando a essência humana corresponde um atributo de Deus). Basicamente é como se a essência humana é construída no decorrer da vida e das experiências. Com liberdade incondicional, claro. Cabe ao existencialista arcar com sua ações, buscando nelas tentar entender seu significado em um mundo que parece torto, sem solução. Nesse jogo entram questões como angústia e desespero. Por tanto, todo existencialista é uma espécie de desajustado, ou que tenta se ajustar.

Entre os principais existencialistas temos Sören Kierkegaard, considerado o pai do movimento (1813-1855). O filósofo dinamarquês fez parte da linha do existencialismo cristão. Martin Heidegger (1889-1976) desenvolveu a ideia de que o ser humano pode experimentar uma existência autêntica ou inautêntica, e Jean-Paul Sartre (1905-1980), o mais famosos deles hoje em dia, foi filósofo, escritor e crítico francês (link).

Então, se identificou com o existencialismo? Casa de Criadores reuniu links com filmes, livros, poemas e autores pra gente pesquisar.

50 filmes existencialistas!

Jean-Paul Sartre: 17 livros para download em PDF.

10 obras literárias existencialistas para ler e refletir.

Análise existencialista de Drummond e de Sartre: A Rosa do Povo e A Náusea.

Poemas de Carlos Drummond de Andrade.

Existencialistas, principais nomes.

Facebook dedicado a Jean Paul Satre.

Facebook com séries existencialistas.

Satre / Foto: Reprodução

Compartilhe: