Confira imagens e entenda o conceito da coleção do estreante Jorge Feitosa

Estreia na Casa de Criadores, Jorge Feitosa apresentou no primeiro dia de desfiles, nessa segunda-feira, a coleção A Feia Fera Feira (ou a REDENÇÃO da Santa Cruz), na qual apresenta a Feira da SULANCA (feira de vestuário popular), que surgiu entre as décadas de 1960 e 1970 em Santa Cruz do Capibaribe, cidade do Agreste de Pernambuco. “Nasceu como uma entidade divina, mística”, diz o estilista. “Apesar de simples e rústica (FEIA), a feira se espalhou pelo centro da pequena cidade mudando a realidade desse lugar. Foi engolindo tudo que pudesse ser motivo de estagnação (FERA). Transformando com o passar dos anos, a cidade onde surgiu, na principal produtora de confecções do estado (REDENÇÃO), livrando as pessoas da fome e da tristeza de ter que sair do seu lugar natal”.

E segue: “A Feira da SULANCA, alimento vivo do meu ofício, com tudo de bom e de ruim que ela oferece. Percebendo a sua força, sua voracidade, seu exagero, continuo aprendendo com a feira, esse lugar de ajuntamento de diferenças, que o movimento do novo, só acontece quando há a disposição de todos. Atualmente ‘a casa’ da Feira da SULANCA em Santa Cruz do Capibaribe/PE é o Moda Center Santa Cruz, maior centro de compras populares do Brasil, apoiador desse projeto”.

Como referência gráfica, além das bancas de madeira usadas na Feira da SULANCA e suas ‘listas’ em ripas de madeira, Jorge conta que usou as xilogravuras do artista Gilvan Samico, “por ser admirador do seu ofício e por apresentarem uma atmosfera divina, mitológica. Elementos esses que estão presentes na narrativa da coleção.”

Em relação à matéria prima, comecei esse trabalho, justamente fuçando o meu próprio estoque, pois sempre trabalhei com saldos, retalhos, sobras. Mas dessa vez, conto também com tecidos da VICUNHA TÊXTIL, que complementaram perfeitamente o mix de texturas e bases que usei na coleção. Os calçados são da parceria MELISSA+RIDER. A beleza do desfile é assinada pelas parceiras MAC – Fabiana Gomes + CAPA – Jô Castro. A SAN JORGE CONFECÇÕES/EXCLUSIVA também é colaboradora, na parte de lavanderia dentro desse projeto de Moda masculina, que é o meu foco como estilista”, completa o estilista. Confira!

Compartilhe: