Novos estilistas, Desafio Sou de Algodão, croquis e mais novidades da vibrante 44ª edição da Casa de Criadores!

São muitas as novidades em torno da 44ª edição da Casa de Criadores, que acontece de 26 a 30 de novembro no MAC USP. Além das marcas e estilistas consagrados que já apresentam suas coleções nas passarelas do evento, a CdC lança novos nomes que estreiam nessa edição trazendo novos estilos e propostas. Abaixo, um resumo do que vem por aí…

1 – Pela primeira vez na Casa de Criadores, a NotEqual (marca criada em Nova York pelo mineiro Fabio Costa) chega definitivamente ao Brasil com sua proposta de preservar a individualidade através de uma moda livre de regras e gêneros.

Look da marca NotEqual / Foto: Divulgação

2 – O estilista pernambucano Jorge Feitosa, por sua vez, traz um desfile com elementos inspirados em atmosfera divina e mitológica, palavras-chave na narrativa de sua coleção.

Croqui de Jorge Feitosa / Foto: Divulgação

3 – Vindos diretamente do projeto PIM (Periferia Inventando Moda), a dupla Alex Santos e Van Loureiro traz a coleção O Dia Depois de Amanhã, uma visão pós apocalíptica do nordeste brasileiro.

O estilista Alex Silva / Foto: Divulgação

A estilista Van Loureiro / Foto: Divulgação

4 – Já a marca Von Trapp estreia no line-up com sua moda artesanal que prioriza materiais brasileiros, tudo para compor looks sofisticados e com acabamentos primorosos.

Croqui da Von Trapp / Imagem: Divulgação

5 – Vicente Perrotta, outra novidade, apresenta uma coleção com base em upcycling e que pretende colocar em foco as ressignificações de gênero, entre outras questões.

Looks de Vicente Perrotta / Foto: Divulgação

6 – Desta vez, o movimento Sou de Algodão, grande parceiro do evento, vai apresentar uma noite exclusivamente dedicada ao algodão. Com o objetivo de incentivar o uso dessa matéria-prima na indústria da moda, vai proporcionar uma experiência inédita para o público do evento. A noite começa com um desfile temático onde 15 estilistas mostram looks feitos 100% em algodão. O material foi fornecido por empresas parceiras do movimento que tem em comum o fato de usarem algodão em seus produtos. Em seguida, outros quatro nomes do line-up da Casa de Criadores foram escolhidos para produzir as peças de suas coleções com, no mínimo, 70% da fibra em sua composição. Os estilistas Igor Dadona, Isaac Silva, Renata Buzzo e Rober Dognani toparam a missão e irão mostrar o resultado desse trabalho na passarela do evento.

7 – O Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores é um concurso voltado a estudantes de moda que tem como objetivo descobrir novos talentos da moda brasileira. A exemplo do que será apresentado na noite Sou de Algodão, todos os trabalhos inscritos deverão ter, no mínimo, 70% de algodão na composição têxtil de suas peças. Serão selecionados seis trabalhos para desfilar na 45ª edição do evento. Nesta etapa, as criações serão avaliadas por profissionais da moda e o vencedor fará parte do line-up da 46ª edição da Casa de Criadores.

8 – Também vai acontecer a segunda edição do circuito de talks promovidos pelo energético TNT, e comandados por nomes de peso do mundo da moda e da atualidade. Essas rodas de conversa acontecerão em um palco montado dentro do MAC e serão abordados temas contemporâneos e com relevância para o público jovem que acompanha a Casa de Criadores. Ao final da semana, a TNT promove também uma festa de encerramento para celebrar os cinco dias de evento.

9 – Na lista de patrocinadores estão o Grupo Lunelli, a Abrapa (associação brasileira dos produtores de algodão), a MAC Cosméticos, a Rhodia e o Movimento Sou de Algodão, patrocinador máster da 44ª Casa de Criadores. O evento conta ainda com apoio da Vicunha e apoio institucional da ABIT, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.

10 – A coleção da Cajá traz uma discussão atemporal acerca do futuro e das perspectivas e lutas da mulher em um cenário de conquistas sociais e políticas estabelecidas. É a mulher no seu tempo.

11 – Uma parceria com o movimento Sou de algodão foi o pontapé inicial para o desenvolvimento da nova coleção de Igor Dadona. O desafio é trabalhar a coleção toda usando pelo
menos 70% de algodão em todos os looks, e ele teve apoio da Vicunha, Cedro,  Santanense e Urbano.

Detalhe de peça de Igor Dadona / Foto: Divulgação

12 – A marca paulista Ken-gá Bitchwear apresenta a coleção Eras Venenosas, “que abordará  a internet e todos os seus fenômenos, da caverna de Platão que é a tela de um celular
e toda a nova forma de se relacionar com a estética e com o que se julga ser belo (e verdade) nos dias de hoje e que ao mesmo tempo castra, distorce e cega”, diz a estilista Livia Barros.

13 – Rafael Caetano vai celebrar o coletivo, a parceria e o amor. Inspirado pelo mais recente álbum da cantora brasileira Marina Lima, Novas famílias, o estilista vai retratar de forma bem-humorada o cenário de famílias gays, dissertando o amadurecimento do seu cliente e o de sua marca.

Imagem inspiração de Rafael Caetano / Foto: Divulgação

14 – Renata Buzzo vem com nova poesia, e através dela cria sua coleção. Rúbrica fala de ausências.

Imagem inspiração de Renata Buzzo / Foto: Divulgação

Confira abaixo o line-up completo da 43ª Casa de Criadores:

26 de novembro – Segunda
Weider Silveiro
Jorge Feitosa
Von Trapp
Felipe Fanaia

27 de novembro – Terça
Lab
Alex Santos e Van Loureiro (PIM)
Diego Gama
Rafael Caetano
Cajá
Också

Novo look da Också / Foto: Divulgação

28 de novembro – Quarta
NotEqual
Rodhia
Alex Kazuo
Rocio Canvas
Ken-gá

Novo look da Rocio Canvas / Foto: Divulgação

29 de novembro – Quinta
Sou de Algodão
Rober Dognani
Renata Buzzo
Igor Dadona
Isaac Silva

30 de novembro – Sexta
Heloisa Faria
Saint Studio
Angela Brito
Martins.Tom
Fernando Cozendey
Vicente Perrotta
Brechó Replay

O processo de criação da Saint Studio / Foto: Divulgação

Local: MAC USP – Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera, São Paulo

Horários:
18h30 às 20h30 (Lounge)
20h30 às 22h (Desfiles)
22h às 23h (Lounge)
Sobre Casa de Criadores

 

Compartilhe: